01 julho 2019

VINAGRE E SEUS BENEFÍCIOS

O vinagre é usado como tempero, remédio e até produto de limpeza há milênios. Ele é conhecido por ser um excelente conservante natural, pois possui ácido acético – um poderoso antimicrobiano. Apesar da fama, há muita desinformação em relação aos reais benefícios do vinagre no organismo, principalmente por causa da variedade de vinagres que existe – um vinagre balsâmico e um vinagre de maçã vão ter diferentes propriedades e efeitos no corpo humano.

8 Maiores benefícios do Vinagre – Para que serve e propriedades

Em geral, o vinagre não possui muitos nutrientes, mas é conhecido por reduzir o nível de glicose no sangue, auxiliar na perda de peso, ser uma boa alternativa de tempero com poucas calorias e um poderoso antioxidante. Entenda para que serve o vinagre e quais as suas reais propriedades:

1- Ajuda a perder peso

Estudos mostram que o vinagre tem a propriedade de aumentar a saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos. Voluntários que consumiram duas colheres de vinagre diariamente por quatro semanas perderam peso, enquanto os que tomaram a mesma quantidade de suco de oxicoco ganharam peso.
Um estudo publicado na revista “Biociência, Biotecnologia e Bioquímica” em 2009 mostra que entre os benefícios do vinagre está a redução de peso, de gordura, do índice de massa corporal e da circunferência da cintura significantemente. Outra pesquisa mostrou que pessoas que consumiram vinagre junto com uma dieta rica em carboidratos consumiram menos calorias no resto do dia, entre 200 e 275 calorias diárias a menos.

2- Aumenta a absorção de minerais

Por ser rico em ácidos como o ácido acético, o vinagre é responsável por aumentar a absorção de vários minerais que ingerimos. Muitas verduras que são ricas em nutrientes também trazem componentes que dificultam a absorção dos mesmos.
Então, temperar a comida com vinagre ou beber um tônico de vinagre e água antes das refeições pode ser a ajuda que seu corpo precisa para conseguir os minerais necessários para se manter saudável. Por exemplo, folhas verdes escuras são famosas por serem boas fontes de cálcio. Porém, muitas inibem a absorção. Então, folhas verdes escuras temperadas com vinagre são uma excelente fonte de cálcio.

3- Controla o nível de açucar no sangue

Os vinagres estão ficando famosos por ajudar pessoas que sofrem com diabetes tipo 2 a controlar o nível de açucar no sangue. O vinagre consegue desativar algumas enzimas digestivas que transformam os carboidratos em açucar, desacelerando a entrada do açucar na corrente sanguínia. Ao diminuir a entrada, o vinagre dá tempo para o corpo tirar açucar do sangue e evita que se acumule açucar demais no sangue.
Um estudo publicado pela Associação Americana de Diabetes mostrou que vinagre pode ser uma grande ajuda para os diabéticos. No estudo, 21 pessoas com diabetes tipo 2 ou com resistência a insulina e mais oito voluntários sem condições similares receberam uma solução contendo cinco colheres de vinagre, cinco de água e uma de sacarina dois minutos depois de comer uma refeição rica em carboidratos.

4- Possui propriedades antioxidantes
Ao medirem o nível de açúcar dos participantes antes da refeição, 30 minutos depois e novamente 60 minutos depois, foi possível perceber que a sensibilidade à insulina dos participantes com diabetes aumentou 19% e, nos com resistência à substância, 34%. Ou seja, o corpo se tornou mais receptivo à insulina. Além disso, quem não sofria com nenhum doença relacionada também teve redução dos níveis de açúcar no sangue.
Cada vez mais se fala da a importância dos antioxidantes para a saúde do corpo, mas para que serve? Eles combatem os radicais livres que causam estresse oxidativo e aceleram o envelhecimento do corpo como um todo, além fortalecer o sistema imunológico e prevenir o aparecimento de tumores cancerígenos.
Estudos mostram que o vinagre de arroz chamado Kurosu é o mais promissor quando se trata de evitar câncer. Uma pesquisa mostrou que ele inibe o crescimento que várias células cancerígenas, incluindo de cólon, pulmão, mama, bexiga e próstata.

5- Coração saudável e pressão sob controle

Um artigo publicado pelo Jornal da Ciência da Comida explica que um coração saudável e a prevenção de doenças cardiovasculares estão entre os benefícios do vinagre.
O vinagre de maçã possui ácido clorogênico que evita a oxidação do LDL (colesterol ruim) – o que causa aterosclerose, que pode bloquear o fluxo sanguíneo e levar a um ataque cardíaco ou a um enfarte. Além disso, um estudo feito com ratos aponta que o vinagre também serve para baixar a pressão sanguínea e o colesterol.

6- Acaba com o refluxo ácido

Quem convive com refluxo ácido sabe o quão desagradável pode ser. Isso acontece quando há pouco ácido no estômago. Para aumentar a quantidade de ácido no estômago e evitar este mal estar, consuma vinagre diariamente. Veja também: 13 Alimentos Para Quem Tem Refluxo

7- Cérebro jovem e saudável

Pesquisas recentes mostram que entre os benefícios do vinagre, está a melhora das funções cognitivas dos seres humanos. Além disso, as acetobactérias (bactéria do ácido acético) produzem substâncias importantes para a construção dos tecidos do cérebro, mantendo-o jovem e saudável.

8- Alternativa para produtos ricos em gorduras saturadas e cálcio

A maioria dos temperos e condimentos são ricos em calorias, gorduras saturadas e cálcio. Ao invés de usar maionese, mostarda e outros temperos prontos, tempere a comida com vinagre. Ele é rico em sabor, saudável e possui pouquíssimas calorias (apenas 25 em meio copo). Assim, ele pode ajudar a manter a sua dieta saudável.



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Outras referências: 
    1. Budak, Nilgün H., et al. “Functional properties of vinegar.” Journal of food science 79.5 (2014): R757-R764.
    2. Johnston, Carol S., Cindy M. Kim, and Amanda J. Buller. “Vinegar improves insulin sensitivity to a high-carbohydrate meal in subjects with insulin resistance or type 2 diabetes.” Diabetes Care 27.1 (2004): 281-282.
    3. White, Andrea M., and Carol S. Johnston. “Vinegar ingestion at bedtime moderates waking glucose concentrations in adults with well-controlled type 2 diabetes.” Diabetes care 30.11 (2007): 2814-2815.
    4. Johnston, Carol S., et al. “Examination of the antiglycemic properties of vinegar in healthy adults.” Annals of nutrition & metabolism 56.1 (2009): 74-79.
    5. Leeman, Margareta, Elin Östman, and Inger Björck. “Vinegar dressing and cold storage of potatoes lowers postprandial glycaemic and insulinaemic responses in healthy subjects.” European journal of clinical nutrition 59.11 (2005): 1266-1271.
    6. Kondo, Tomoo, et al. “Vinegar intake reduces body weight, body fat mass, and serum triglyceride levels in obese Japanese subjects.” Bioscience, biotechnology, and biochemistry 73.8 (2009): 1837-1843.
    7. Kondo, Shino, et al. “Antihypertensive effects of acetic acid and vinegar on spontaneously hypertensive rats.” Bioscience, biotechnology, and biochemistry 65.12 (2001): 2690-2694.
    8. Seki, Takahiro, et al. “Antitumor activity of rice‐shochu post‐distillation slurry and vinegar produced from the post‐distillation slurry via oral administration in a mouse model.” Biofactors 22.1‐4 (2004): 103-105.
    9. Nanda, K., et al. “Extract of vinegar” Kurosu” from unpolished rice inhibits the proliferation of human cancer cells.” Journal of Experimental and Clinical Cancer Research 23.1 (2004): 69-76.
    10. Hill, Laura L., et al. “Esophageal injury by apple cider vinegar tablets and subsequent evaluation of products.” Journal of the American Dietetic Association 105.7 (2005): 1141-1144.
    11. Authority Nutrition – An Evidence-Based Approach.

    Você já tinha conhecimentos desses possíveis benefícios do vinagre para a saúde e boa forma? Já o utilizou com algum destes propósitos? Comente abaixo.

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