Na TV, pastor norte-americano atribui terremoto no Haiti a 'pacto com o diabo'


14/01/10 - 18h20 - Atualizado em 14/01/10 - 18h20


Pacto teria ajudado país a ficar independente, disse Pat Robertson.
Declarações do religioso repercutiram nos EUA.
Da EFE

O pastor norte-americano Pat Robertson, dono do canal "Christian Broadcasting Network", disse que a tragédia provocada pelo terremoto de terça-feira no Haiti foi decorrente do "pacto com o diabo" que setores da população fizeram para que o país se tornasse independente da França. 

Robertson é conhecido por fazer declarações incendiárias, como aquelas em que defendeu o assassinato do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Cobertura completa: terremoto no Haiti

Em seu programa de quarta-feira, ele insinuou que, "muito tempo atrás, aconteceu algo no Haiti". "E o povo talvez não queira falar sobre isso", acrescentou.

"Os haitianos estavam sob o jugo da França (...). Eles se uniram e fizeram um pacto com o diabo. Disseram: 'Serviremos a ti caso nos liberte da França'",
declarou o pastor.

Robertson insistiu na veracidade da história, que, segundo ele, terminou com as partes entrando em um acordo. O resultado, destacou, foram "a maldição" sobre os haitianos e as catástrofes que atingem o país mais pobre do hemisfério ocidental desde a sua independência, em 1804.

As críticas ao pastor não demoraram a chegar. A assessora da Casa Branca Valerie Jarrett afirmou na rede de TV "ABC", que os comentários do líder religioso a deixaram sem comentários e não expressavam o espírito dos americanos nem do presidente Barack Obama.

Comentaristas de diferentes jornais também condenaram as palavras de Robertson, como o editor de uma coluna religiosa do "Washington Post", David Waters.

Waters classificou como "vergonhoso" alguém sugerir que Deus ou as pessoas pobres do Haiti têm alguma relação com as causas da tragédia.
Um porta-voz do pastor, Chris Roslan, disse que as polêmicas palavras de Robertson se referiam aos rituais de vodu que eram praticados na ilha por escravos, e "não à ira de Deus".




Comentários

Aurelio MC Gomes disse…
Oi amigo (a)... Passando pra avisar que tens um selinho no meu blog...

Passa lá para pegar

Link: http://aureliomcgomes.blogspot.com/2010/01/selinho-repassando-art-by-lu-via.html

"ou clique aqui - Selinho Repassando "

Abençoada semana para você!

Fique na paz do Senhor
Será um prazer ler seus comentários,
Faça um Blogueiro mais feliz, COMENTE!

Atenciosamente,
"Aurelio MC Gomes - Blog Eu Sou o Mensageiro!"
Georges disse…
Acho que débeis mentais como esse Robertson fariam melhor se vendessem seus aviões de luxo e doassem a grana para os necessitados do Haiti, entre eles muitos crentes que dão testemunho na TV todo dia, orando e louvando a Deus - será que estão debaixo de maldição também? Afinal, eles perderam tudo... mas fizeram como Habacuque 3:17.
Georges disse…
São dois idiotas e fariseus. O embaixador, já sabemos que político gosta é de aparecer, vesta a máscara na hora da entrevista e do discurso. Lembrem-se do Rubens Ricupero, que depois de falar asneiras achando que estava em off foi ser embaixador no Vaticano. A corda e a caçamba… E Pat Robertson já se notabilizou como notório boquirroto; já pediu em rede mundial para assassinarem o Hugo Chavez, por aí já se vê o quão perto de Deus ele está. Ele devia era vender alguns de seus jatinhos e doar a grana para os desabrigados, seria um testemunho muito melhor do que vomitar essas imbecilidades. E para finalizar, a fala dele é a mesma dos adeptos da doutrina dos espíritos territoriais. Se isso fosse verdade, então o terremoto na Itália, meses atrás, também foi obra do capeta? E o terremoto de São Francisco no início do sec. XX, foi obra do cão também? Na época a cidade nem era tão gay… pelo contrário, havia muitos cristãos lá. E os outros desastres naturais, são obra do capiroto? O mundo inteiro jaz no maligno, mas atribuir ao tinhoso o controle da natureza é blasfemar contra Deus. Quem domina sobre toda a Terra é Deus, Ele é Senhor da chuva, do trovão, dos mares e das montanhas! O Haiti está localizado sobre uma região instável geologicamente, é claro que mais cedo ou mais tarde isso ia acontecer. Como vai acontecer na Califórnia de novo, a qualquer hora. E aí, se cristãos morrerem lá, visto que a maioria é protestante, o que vão dizer? E a igreja Renascer, cujo teto caiu e matou um monte? Estava amaldiçoada também?
Sabe o que eu acho? O tal Pat devia era vender seus aviões e mandar a grana para os desabrigados. A Gisele Bundchen mandou US$1,5 milhão. E os pastores da TV, que ganham milhões, o que estão fazendo de concreto? Doa a quem doer...