A China reserva muitas surpresas quando o assunto é gastronomia. E não é de pratos elaborados e chefes internacionais que estou falando. Na China se come praticamente de tudo! Razões históricas e econômicas fizeram o povo chinês dar um show de resignação e capacidade criativa quando o assunto é alimentação. E o que parece menos provável acontece: é possível sim encontrar sabores extremamente exóticos e profundamente ricos, para se quebrar qualquer paradigma ou passar por cima de preconceitos.
Estou começando o texto de hoje com essa explicação já prapando você para notícias "contundentes" e até causadora de náuseas sobre o que andei comendo nessa viagem. Mas não passemos para este assunto "prato pincipal" parte agora. Não obrigado.
Como "entrada", no nosso cardápio aventureiro, vamos começar por um hábito que não tem esquisitice nenhuma, é apenas diferente: tomar iogurte quente. Leia nisso apenas "um pouco acima da temperatura ambiente". Preparado para ser vendido na rua mesmo ou em pequenas mercearias, ele é colocado em potinhos de barro, tratalhados como cerâmica. O gosto desse iogurte é diferente do nosso. Ele parece um pouco mais "amanteigado", porém com menos gosto "azedinho" como o que estamos acostumados.
De qualquer forma, comprar um desses na rua já é uma aventura. Seja por causa da tampa de papel presa com elástico na borda (industrialização zero) ou pela dificuldade para se comunicar falando nada de mandarin. O resultado é o vídeo que você vê abaixo. E se você for como eu, extremamente sugestionável, vai bater aquela vontade de tomar iogurte. Sugiro granola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário