Jericó era uma cidade próspera e fértil na época de Jesus, conhecida como a cidade das Palmeiras. Localizada perto do rio Jordão, a cerca de 8 km de distância, e a 13 km ao norte do Mar Morto e 24 km a nordeste de Jerusalém, Jericó era um oásis no deserto com um clima tropical quente.
Nessa cidade, onde o pecado estava sempre presente, Jesus passava frequentemente, pois era parte do seu caminho. Em um dia de sol, com céu azul e vento morno, um homem chamado Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Ele carregava uma capa empoeirada, que era seu meio de ganhar o pão de cada dia.
Bartimeu estava cego e não enxergava ninguém, mas sua audição era aguçada. Ele ouviu de longe uma caravana se aproximando e perguntou aos que estavam ao seu redor o que estava acontecendo. Disseram-lhe que era Jesus que vinha vindo, e Bartimeu pensou em Jesus, aquele que alguns diziam ser o Messias.
Imediatamente, Bartimeu começou a gritar: "Jesus, tem misericórdia de mim!" A multidão tentou silenciá-lo, mas ele gritou ainda mais alto: "Jesus, tem misericórdia de mim!" Nesse momento, ele largou sua capa e decidiu gritar mais alto, atrás da multidão.
Jesus parou e perguntou: "Quem está me chamando?" Bartimeu respondeu: "Sou eu, vem até aqui!" Jesus disse: "O que queres que eu te faça?" E Bartimeu respondeu: "Quero ver." Jesus disse: "Vá, pois a tua fé te salvou." E naquele momento, o cego começou a enxergar.
Ele foi se apresentar ao líder da Sinagoga, como era da Lei, e Jesus seguiu seu caminho. O mais importante dessa mensagem é que o cego tomou uma atitude e insistiu no milagre. Nós também devemos insistir na busca e naquilo que Deus tem nos ensinando.
Que você esteja preparado para receber o milagre de Deus em sua vida, não importa o lugar ou os empecilhos. Jesus chegará até você, dizendo: "O que queres que eu te faça?" Que Deus nos abençoe em nome de Jesus. Amém.
Pr.Joao Paim
Comentários